
Nascido no Rio de Janeiro em 1927 , Sérgio Rodrigues é designer de móveis e arquiteto, formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, atual UFRJ . Personalidade marcante, principalmente na história do design do século XX, conseguiu revelar em suas obras, segmentos da cultura brasileira. Tornou-se famoso pela concepção de vários produtos, sobretudo a poltrona Mole.
Em 1952 chega a Curitiba para participar de uma equipe que se encarregava de um grande projeto de arquitetura, o Centro Cívico.
Fundou em 1955 a Oca, no Rio de Janeiro, um misto de loja, estúdio e galeria. Seu estabelecimento ofereceu importantes contribuições para impulsionar a criação de novas formas e concepções para o design de móveis.
Nas décadas de 50 e 60 realizou vários estudos sobre os elementos utilizados na fabricação de móveis, produziu e comercializou o design brasileiro, realizando projetos utilizados pelas instituições de renome situadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, tais como o Iate Clube de Brasília, além de exposições realizadas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MASP.
Em 1987 recebeu o prêmio Lápis de Prata na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires pelo conjunto de sua obra. Em 2006, obteve, com a poltrona Diz, o 1° lugar na categoria mobiliário na 20° edição do prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Sérgio Rodrigues e sua famosa criação, a Poltrona Mole, sobre a qual Millôr Fernades escreveu: "Anatômica, convidativa, insinuante. Sharon Stone. É prazer sem igual sentar-deitar numa"

Fonte:http://www.desmobilia.com.br/cat/designers_e_fabricantes/sergio_rodrigues.php?id=31
0 comentários:
Postar um comentário