sábado, 8 de outubro de 2011

Como Steve Jobs moldou o design moderno

Para o choque de todos, foi anunciada nesta última quarta-feira dia 5 de outubro a morte do co-fundador da Apple, Steve Jobs, poucos meses após sua renúncia. Com isto decidi relembrar o que Jobs conseguiu realizar e mostrar como ele moldou o design atual.

Quando o Apple I foi lançado em 1976, em parceria com Steve Wozniak, Steve Jobs não imaginou que sua empresa iria moldar a área de tecnologia 30 anos mais tarde. Mesmo após ser demitido de sua própria empresa, e mais tarde, re-contratado, Jobs nunca parou de sonhar.

Foi em 2001 que, ao voltar para a sua empresa que estava na beira da falência, Jobs introduziu o primeiro iPod ao mundo. Os MP3 players já estavam ganhando lugar no mercado, e a Apple foi inteligente ao criar um sistema simples e elegante.

Depois disto, foram surgindo o iTunes (2003), iPhone (2007) e finalmente o iPad (2010), este último revolucionando novamente o modo como usamos a tecnologia. Claro que o design não era inteiramente a responsabilidade de Jobs, mas se não fosse por ele, não teríamos essa onde de smartphone com tela multi-toque ou tablets que permitem fazer tudo que um computador faz.

A Apple apenas é líder na área de tocadores de música portátil, smartphones multi-toque e tablets pois soube reconhecer a importância de um bom design. E, se não fosse por Steve Jobs com sua interesse por arte e paixão por design inovador, isto não teria acontecido.

Se tem algo que nós, designers, devemos aprender com ele é que o mundo pode ser mais simples e funcional; Que não devemos abandonar nossos sonhos de algum dia criar algo que faça a diferença.

E se tem algo que as empresas devem aprender com ele é “arrisque mais”.

Steve, obrigado por sua contribuição incalculável aos mundos da tecnologia e do design. Você nunca será esquecido.

Descanse em paz.

Fonte: http://design.blog.br/design-grafico/como-steve-jobs-moldou-o-design-moderno

0 comentários:

Postar um comentário