quinta-feira, 3 de junho de 2010

Série Grandes Designers e Arquitetos

Michel Arnoult
(1922-2005)


Nascido na França em 1922 foi uma personalidade marcante para a história do design brasileiro. Em 1950, veio para o Brasil tendo sido estagiário do arquiteto Oscar Niemeyer. Procurava estar informado sobre as reais necessidades do mercado brasileiro, para atender as mudanças arquitetônicas decorridas no país. Em 1954, fundou a empresa Mobília Contemporânea, responsável pela quebra de conceitos ultrapassados em relação à produção e ao projeto.

Depois de algumas mudanças na carreira profissional com o fechamento da Mobília Contemporânea, passou a trabalhar como autônomo, em 1980. Manteve a concepção de produzir uma mobília adequada à situação econômica do país. Foi neste ano que começou a criar móveis com eucalipto replantado em respeito à problemática ecológica.

O projeto de móveis da época recebia a influência lifestyle, movimento originado na Inglaterra cuja proposta era criar produtos mais econômicos e acessíveis a todas as classes, um importante conceito que estimulou a fabricação moveleira em série no Brasil.

Em 2003, ganhou o prêmio de melhor mobiliário no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em São Paulo, com o projeto: poltrona Pelicano.

Veio a falecer aos 83 anos, em março de 2005, deixando muitos projetos inéditos ao público.

Obra: Poltrona Pelicano




Fonte: http://www.desmobilia.com.br/cat/designers_e_fabricantes/michel_arnoult.php?id=25

0 comentários:

Postar um comentário