quinta-feira, 3 de junho de 2010

Série - Grandes Designers e Arquitetos

Philippe Starck: irreverência e genialidade


"O Design deve respeitar o ser humano na sua essência" é a máxima de um dos designers mais marcantes dos nossos tempos.




Nascido em Paris em 1949, Philippe Starck é considerado um dos mais criativos e originais designers contemporâneos. A sua obra marcou claramente o final do século XX e continua a ditar tendências no mundo do design com um estilo caracterizado por linhas direitas, orgânicas, surreais e irreverentes, com um forte sentido de humor.

O estilo Starck evidencia-se num vastíssimo leque de áreas onde se desdobra o seu trabalho, desde o mobiliário e arquitectura de interiores, à iluminação, design "High Tech", até acessórios de cozinha e de vestuário, roupa interior e uma infinidade de objectos.

Estudou na Escola Central de Artes Decorativas em Paris, é formado em arquitectura e design. Aos 20 anos já dirigia um escritório de arquitectura na capital francesa, foi também nessa altura que assumiu o cargo de director de arte da "Pierre Cardin" onde produziu mais de 60 peças de design exclusivo.

Mi Ming

Humor e surrealismo serviram de base de inspiração a Philippe Stark para criar a colecção na qual se insere esta peça: uma cadeira baseada nas linhas do estilo imperial chinês do século XIV, feita numa estrutura de policarbonato transparente ou colorido, com o encosto de braços e costas em aluminio, plástico ou madeira.

Starck confessou que esta sua criação é uma espécie de "cocktail do futuro" já que recupera o design ancestral da dinastia Ming e o reinventa com novos materiais e combinações, só possível através do recurso à nova tecnologia.





Bon Folding Chair

Também em Milão foi apresentado o próximo modelo "by Philippe Starck". Elegância e sentido prático são as palavras que melhor podem descrever esta cadeira. Inicialmente criada para um restaurante com o mesmo nome, a "Bon Folding chair" enquadra-se perfeitamente num projecto de design e decoração de interiores minimanente cuidado.





Fonte: http://mulher.sapo.pt/casa-jardim/decoracao/philippe-starck-irreverencia-e-980547.html

0 comentários:

Postar um comentário