Um cadeirante necessita de adaptações no interior das edificações que diminuam significativamente os impactos de suas limitações.
Para auxiliar no projeto a ABNT possui a norma 9050 chamada Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos que visa “proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.”
São diversas adaptações que fazem toda a diferença. Primeiro a funcionalidade, depois a estética.
A imagem abaixo é de um projeto que estou fazendo na faculdade junto com minha amiga Ellen Inserilo para matéria de design de móveis e acessórios. O projeto consiste na elaboração de uma kitnet acessível para cadeirantes focando principalmente na cozinha.
Entre as adaptações realizadas posso citar o rebaixamento da bancada da cozinha e da mesa de apoio para 75cm, criação de um vão embaixo da bancada para que o cadeirante possa manusear os objetos, cantos arredondados para diminuir o risco de acidentes, espaço de circulação adequados, barra de apoio na porta do banheiro e armários altos com acionamento via controle remoto

Um dos lados mais gratificantes do design de interiores é saber que podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas. E criar o projeto focando no cliente é o melhor caminho para conseguir isso.
Esta postagem, eu vi no blog do Fernando Rigotti.
http://www.fernandorigotti.com/interiores-acessiveis-para-cadeirantes/
0 comentários:
Postar um comentário